Porque meditar é importante para aprender?

Meditar para aprender é um dos novos projetos do 3ponto14.

Os benefícios comprovados da meditação ao serviço da aprendizagem e do bem-estar geral dos nossos alunos.

O que é meditar?
Meditação é, de forma sucinta, um conjunto de exercícios de foco e concentração, que utilizam a respiração ou a visualização como ferramentas e que têm inúmeros benefícios.
A palavra “meditação” vem do latim “meditatum”, que significa ponderar e que teve a sua origem no oriente há cerca de 5 mil anos. Esta técnica foi sofrendo transformações ao ser adotada por diversas religiões como o Budismo, o Hinduísmo e o Judaísmo e durante muito tempo esteve restrita a países orientais.
Somente no século XX a meditação foi popularizada no ocidente e atualmente está largamente difundida em toda a Europa, estando de forma crescente a ser adotada em muitas escolas em Portugal. Hoje em dia a meditação já não se encontra associada ou refém de nenhuma religião, tendo-se tornado numa ferramenta global que é adotado pela maioria das pessoas que procuram formas de melhorar a sua concentração e saúde psicológica, emocional e mental.


Qual é a diferença entre meditação e mindfulness?
Um dos fatores para a popularidade da meditação no ocidente nos dias de hoje está relacionado com o conceito de Mindfulness (ou atenção plena), que retirou a parte mística da meditação trazida antes do oriente, focando-se nas descobertas científicas em relação aos benefícios da meditação.
O foco do Mindfulness está na concentração, em estar atento à respiração e assim acalmar a mente e “arrumar” os pensamentos que são frequentemente estimulados à desorganização e à confusão.
Atualmente meditação e mindfulness estão amplamente difundidas e são usadas diariamente em hospitais, clínicas, escolas, bases militares, treino de atletas de elite e até em empresas como forma de aumentar a concentração e a produtividade dos seus funcionários.


O que a ciência diz sobre os benefícios da Meditação?
Foi apenas na década de 60 que teve início a pesquisa séria em relação aos benefícios da meditação.
Em 1967, o Dr Herbet Benson, professor de Harvard, descobriu que pessoas em estado meditativo usavam cerca de 17% menos oxigénio, menor pressão sanguínea e aumento de ondas cerebrais, o que favorece um sono de qualidade.
Desde então centenas de estudos já foram realizados e hoje em dia a meditação é prescrita por médicos em várias situações e patologias: no tratamento auxiliar em caso de dor, hipertensão, diabetes, stress e até de alguns tipos de cancro. O facto da meditação ter um impacto extremamente favorável em casos de stress e ansiedade, possibilitando assim a prevenção de inúmeras doenças que são causadas por estes fatores.

Quais os benefícios da meditação na aprendizagem?
Dependendo da atividade do nosso cérebro diferentes partes deste são ativadas ao longo do dia, afetando a sua capacidade de aumentar ou encolher, de se focar ou dispersar, afetando assim o seu “desempenho”. A prática da meditação afeta positivamente a função cerebral e consequentemente contribui para o aumento do sucesso escolar, na medida em que:

— Aumenta o foco e a concentração, o que melhora o processamento de informação durante o estudo;
— Aumenta a autoestima e a confiança dos jovens, o que se traduz em alunos mais criativos, mais seguros e motivados.
— Promove o autoconhecimento: através da meditação, as crianças podem descobrir os seus interesses e avaliar melhor as suas prioridades;
— Regula o sistema imunitário, protegendo contra doenças, diminuindo o stress e a ansiedade, as quais afetam tantos alunos;
— Beneficia as relações: ao aprenderem a viver no momento presente e ao sentirem mais calma e segurança, as relações com a família, amigos e professores acabam por ser beneficiadas.

Em suma, face aos argumentos que comprovam os benefícios da meditação, torna-se claro para o 3ponto14 que esta é uma ferramenta que melhora a capacidade de concentração, aumenta a autoestima e a confiança dos alunos, o que se traduz no aumento global na capacidade de aprender, o que é a nossa principal meta e missão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *