Porque é essencial aprender Business English?

Inglês e o mundo contemporâneo

Estima-se que cerca 1,5 bilhões de pessoas falam inglês em todo o mundo, sendo que apenas perto de 375 milhões são falantes nativos, ou seja, aproximadamente 75% de todas as pessoas que falam inglês no mundo aprenderam-no como língua estrangeira. Isso demonstra a sua importância no mundo contemporâneo, podendo ser considerada a nova língua franca do mundo devido à globalização. 

Hoje em dia o inglês é o idioma da tecnologia, da internet, do Business e do Marketing, o que faz com que todas as tendências mais recentes, assim como o que há de mais moderno e atual seja disponibilizado em inglês. 

Ser fluente em inglês é essencialmente uma estratégia de sobrevivência no mundo competitivo de hoje.  O “Business English” difere do inglês regular porque dá a oportunidade de se expressar numa área profissional específica.

Como atender às necessidades profissionais com sucesso?

– Habilidade em comunicar eficazmente com superiores, colegas e representantes de empresas estrangeiras;

– Habilidade em ajudar um falante de língua inglesa, nativo ou não, a realizar negócios com a empresa na qual você trabalha;

– Participar na vida social da empresa ao visitar parceiros de negócios em outros países;

– ‘Networking’, através de viagens corporativas ou reuniões por videoconferência, é a oportunidade de trocar experiências e pontos de vista com pessoas de outros países, possibilitando a criação de uma relação mais próxima entre diferentes culturas.

6 benefícios do “Business English”

1. Mostra a sua vontade de ir além dos padrões básicos de negócios.

Hoje em dia qualquer patrão espera que os seus funcionários dominem o inglês, o que significa que, para impressionar o seu entrevistador ou chefe agora, você tem que mostrar que é fluente e competente tanto na fala quanto na escrita do inglês no mundo dos negócios. 

2. Vai ajudá-lo a comunicar-se melhor com os seus colegas.

Trabalhar num escritório significa trabalho em equipa e colaboração, o que será difícil se não dominar bem a língua. Para conseguir um emprego melhor ou uma promoção é  preciso ser habilidoso na sua capacidade de “networking”. Aprender “Business English” também ajudo a desenvolver habilidades interpessoais e de comunicação.

 3. É importante para apresentações e discursos.

O “Business English” é importante para uma comunicação eficaz numa reunião com pessoas de outros países. Falar bem a língua franca é essencial para poder traduzir as suas ideias em frases coerentes que todos possam entender e responder. Só ter uma boa ideia não é suficiente, é preciso expressá-la de forma clara junto do seu público.

 4. Permite que você viaje.

Para trabalhar numa empresa internacional ou viajar pelo mundo a negócios, o inglês é o idioma a dominar. Dominar bem o inglês demonstra confiança, sobretudo em momentos decisivos.  Nas viagens, é importante ser capaz de aceder a informações, serviços ou pedir auxílio de maneira natural. Assim, desenvolverá “networking” de alto-nível, abrindo oportunidades de desenvolvimento profissional e relacionamentos que abrem novas portas.

 5Ter vantagem em outros trabalhos.

Para quem tem um emprego ou dirige o seu próprio negócio, ou pretende ter um segundo trabalho, a proficiência em inglês dará uma vantagem significativa perante novas oportunidades. Seja em que área for, um melhor conhecimento da língua inglesa na área de negócios pode ser muito útil. 

6. Finalmente, permite que você se expresse numa linguagem que todos entendem.

Muitas são as culturas, cada uma com as suas especificidades. O inglês é o idioma oficial ou secundário de uma variedade de nações. Tamanha é a diversidade de países anglófonos e por vezes o único elo de similaridade que une essas culturas é o idioma. 

Não há contextos em que a Língua Inglesa não possa ser usada!

O 3ponto14 oferece um curso de “Business English” com o objetivo de, num curto espaço de tempo, e de forma leve e dinâmica, desenvolver as competências e levar a atingir os objetivos acima mencionadas. Os nossos alunos aprendem a identificar e contextualizar termos de interesse no seu trabalho para adicionar ao vocabulário. As aulas normalmente consistem em discussões e análises de questões de interesse para as áreas de trabalho dos alunos. Aspetos como o nível de formalidade, estilo de escrita, escolha de palavras baseadas em situações em diferentes áreas como: ‘marketing’, negociação, reuniões, etc, estão incluídos no curso e fazem toda a diferença na vida profissional dos nossos alunos. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *