A CAMINHO DA UNIVERSIDADE? 

COMO GERIR O STRESS E ANSIEDADE ANTES DOS EXAMES NACIONAIS?

Os exames estão à porta e os nossos alunos entram muitas vezes numa maratona de nervos. Seja porque estão prestes a entrar no ensino secundário ou, porque precisam de boas médias para entrarem na universidade, é comum os nossos alunos terem bloqueios durante os exames ou a chamada “branca”. Além disso, muitas vezes carregam nos ombros a preocupação com o futuro a médio ou a longo prazo, o que acaba muitas vezes por prejudicar o seu sucesso. 

Como reduzir o nível de stress?

Um dos aspetos mais importantes é a programação e a organização do estudo.

  • Anotar todos os exames e testes num calendário e agendar uma ou duas sessões de estudo a mais para uma determinada prova, para algum imprevisto que possa ocorrer.
  • Ter bons apontamentos, relendo-os e sublinhando-os. Fazer um resumo dos pontos-chave, e procurar falar sobre a matéria para melhor a compreender.
  • Imaginar que está a dar uma aula, falando alto sobre o conteúdo dos apontamentos, adicionando algo mais. Memorizamos melhor quando juntamos algo novo a um conhecimento que já tínhamos.
  • Numa folha em branco, escrever sobre a matéria, comparando depois com os apontamentos.
  • Fazer um mapa visual da matéria, organizado por capítulos, secções, definições, por forma a dar uma visão de conjunto da matéria.
  • Fazer pausas e ter objetivos, sabendo parar ao fim de 25 minutos de estudo, com objetivos concretos para cada sessão.
  • Alimentar se bem, de modo a melhorar a concentração e a memória.   Certos alimentos, tais como a fruta são ricos em vitamina C, o que estimula a concentração.  Além disso, níveis baixos de açúcar no sangue podem estar relacionados com dificuldades em memorizar.
  • Beber muita água uma vez que estar bem hidratado ajuda no desempenho cognitivo.
  • Controlar a ansiedade, através de respirações lentas e profundas, o que aumenta o oxigénio e relaxa os músculos.
  • Ter momentos para fazer o que gosta, tal como praticar exercício físico, passear, namorar, estar com amigos, ouvir as músicas de que gostam são elementos essenciais para relaxar.
  • Praticar mindfulness ajuda a estar no presente, a focar na respiração e no ritmo cardíaco e a desligar das preocupações que levam à ansiedade.
  • Confiar em si próprio, valorizando os seus pequenos sucessos, pensar positivo e pensar em alternativas criativas para a resolução dos problemas. 

Damos especial prioridade e atenção aos alunos que passam o ano letivo em preparação e antecipação para a época de exames. Preocupamo-nos em oferecer apoio no estudo das matérias e conteúdos específicos, bem como na prática do mesmo tipo de exames a que os alunos serão expostos e avaliados. No entanto, também valorizamos e procuramos oferecer propostas de formas alternativas de como os alunos  podem organizar melhor o seu estudo,  torná-lo mais produtivo e menos stressante.  Em suma, preocupamo-nos com o aluno como um todo, com o objetivo de criar as condições favoráveis ao seu sucesso nos dias dos exames e todos os dias do ano. 

 

“Não olhe para o relógio. Faça o que ele faz: continue se movendo.” Sam Levenson 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *