Autor: gpointstudio | Crédito: Getty Images/iStockphoto
Autor: gpointstudio | Crédito: Getty Images/iStockphoto

Para os mais jovens, o desafio da educação exige que mais apoios e estratégias sejam disponibilizados. Assim, a frequência em Centros de Estudos tornou-se uma prática comum – e, no nosso ponto de vista, altamente recomendada. Contudo, surge a pergunta: ao proporcionar este suporte, não estaremos a reduzir a autonomia das crianças e, pelo contrário, a criar uma dependência de professores e explicadores para o seu sucesso académico?


Nos dias de hoje, a autonomia é uma ferramenta essencial na construção dos indivíduos em todas as etapas da vida. Para os mais jovens, o desafio da educação exige que mais apoios e estratégias sejam disponibilizados. Assim, a frequência em Centros de Estudos tornou-se uma prática comum – e, no nosso ponto de vista, altamente recomendada. Contudo, surge a pergunta: ao proporcionar este suporte, não estaremos a reduzir a autonomia das crianças e, pelo contrário, a criar uma dependência de professores e explicadores para o seu sucesso académico? Na realidade, o estudo autónomo e o apoio da sala de estudos podem andar de mãos dadas!

Embora os jovens sejam acompanhados para tirar dúvidas, explorar respostas e aprofundar o que aprendem na escola, o apoio personalizado oferecido nos centros de estudos pode ser uma peça-chave no desenvolvimento da sua independência. Ao terem o auxílio de um professor, seja num contexto individual ou num grupo mais restrito, os alunos ganham ferramentas para tomar decisões mais fundamentadas, construir a sua autoconfiança e aprender a gerir o tempo de forma eficaz.

Estudos recentes da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) (2023) revelaram que estudantes mais independentes tendem a alcançar melhores resultados escolares. Esta autonomia não só melhora o desempenho académico, como também aumenta a probabilidade de sucesso na conclusão dos estudos.

Mas o que podem os centros de estudos fazer para fomentar a autonomia dos seus alunos? Aqui ficam algumas estratégias práticas:

Promover a autonomia dos jovens enquanto frequentam um centro de estudos é, sem dúvida, um desafio, mas também uma missão essencial. Ao equilibrar o apoio personalizado com estratégias que incentivam a independência, é possível formar estudantes mais confiantes, preparados e resilientes.

No final, o objetivo de uma sala de estudos não é apenas ajudar os alunos a atingir boas notas, mas também equipá-los com competências que irão acompanhá-los ao longo da vida.

Leituras Complementares:


Gostou do que leu? Siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos úteis e novidades sobre o nosso centro de estudos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *